Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - 2ª Oktoberfest de SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Lazer

2ª Oktobefest de SP explica a origem do Biergarten e da Cerveja

O Biergarten é um agradável jardim alemão onde é possível apreciar boa gastronomia e cerveja. Apesar de ser um ambiente aparentemente jovem e descolado, esta tradição já tem mais de dois séculos na Alemanha.

Naquela época, a cerveja só era fabricada no inverno, pois precisava estar a 4 graus para sua fermentação. O Biergarten surgiu após um decreto do Rei Ludwig I que permitiu que a cerveja fosse consumida no local em que era produzida, porém era proibido fazer refeições no local.

Para manter a cerveja na temperatura adequada, os cervejeiros construíram porões profundos à beira dos rios onde conservavam o produto com o gelo retirado dali. Para deixar o ambiente ainda mais fresco, espalharam pedras claras sobre o chão onde eram armazenadas as cervejas e plantavam castanheiras ou tílias para sombrear o local. Assim, a cerveja ficava fresquinha o ano inteiro.

Nesse ambiente gostoso de sombra e frescor, onde fora permitido o consumo da cerveja é que ficou conhecido como Biergarten. E até hoje as cervejarias de Munique são assim: ao ar livre. A mais antiga delas data de 1328, muito anterior ao próprio decreto que deu origem aos Biergartens.

Cerveja: uma criação egípcia ou germânica?

A cerveja como conhecemos hoje é de fato uma criação dos conventos europeus durante a idade média. Mas sua história é muito anterior a isso. Uma senhora de mais de seis mil anos, passou a ser produzida pelos Sumérios, na Mesopotâmia.

As mulheres eram as responsáveis pela sua fabricação e utilizavam 40% dos cereais para este fim. A cerveja era escura e forte, além de ser produzida sem nenhum controle de higiene.

A popularização da cerveja aconteceu durante o Império Romano através de Julio César, um grande admirador da bebida. Cesar passou a levá-la a lugares onde era desconhecida e a apresentou aos povos britânicos.

Mais tarde, já na idade média, os sacerdotes tomaram a frente da produção das cervejas nos mosteiros. Ela era fabricada no mesmo ritual que produzia pães ou linho. Este monopólio perdurou até o século XII quando começaram a surgir pequenas cervejarias pela Europa.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br